Para a indústria
Mais energia para a sua indústria!
Para as indústrias, o gás natural oferece queima limpa e uniforme, devido à sua composição química, substituindo com benefícios operacionais os demais combustíveis e até mesmo a energia elétrica, resultando em maior produtividade e eficiência nos processos.
Sua queima não gera resíduos, poluição ou fuligem, sendo ideal também para processos onde a sua queima ocorra em contato direto com o produto final, como acontece na produção cerâmica, fabricação de vidros e cristais, indústrias alimentícias, metal-mecânicas, têxtil e ainda papel e celulose.
A qualidade do GN comercializado em território nacional é estabelecida pela Resolução ANP nº 16/2008, que define os principais parâmetros, tais como: o Poder Calorífico Superior (PCS), o índice de Wobbe, o número de metano e os Pontos de Orvalho de Água (POA) e de Hidrocarbonetos (POH).
Além dessas características, a composição do gás também é monitorada para os teores de metano e etano, mínimo e máximo respectivamente.
O setor industrial tem apresentado ampliação constante no uso do Gás Natural e isso se deve a uma série de vantagens que ele apresenta em relação a outros energéticos:
Uma fonte de energia limpa e segura
Uma solução energética eficiente, confiável e moderna: assim é o Gás Natural, distribuído de forma canalizada, 24 hs por dia. Em Santa Catarina, seu uso vem crescendo ano a ano, devido à confiança nos serviços e na tecnologia que a SCGÁS oferece.
Distrubuição 24 horas por dia
Mais economia
O aproveitamento do Gás Natural é de 100%, sem perdas residuais. Sua tarifa é regulada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC, sendo decrescente, ou seja, quanto maior o consumo, menor a tarifa. Além disso seu consumo é ilimitado e você paga só a quantidade utilizada no mês.
Total segurança e praticidade
Por ser canalizado, não é mais necessário trocar ou armazenar botijões e cilindros com produto inflamável , o que reduz os riscos de acidente. Também não é mais preciso haver controle de estoque, manobra de veículos para entrega de gás em frente ao estabelecimento e nem utilização de mangueiras e cilindros para reabastecimento. Proporciona facilidade operacional para regulagem e controle da combustão, facilidade para automação e instalações mais limpas.
Aplicações
O Gás Natural pode substituir, com vantagens, quaisquer tipos de combustíveis sólidos, líquidos, gasosos e até a energia elétrica utilizada para fins térmicos (eletrotermia). O Gás Natural é amplamente utilizado nos diferentes setores da indústria, tais como:
- Cerâmica
- Siderúrgica
- Metalúrgica
- Automotiva
- Alumínio
- Alimentos
- Bebidas
- Têxtil
Soluções industriais
O setor industrial tem apresentado ampliação constante no uso do Gás Natural e isso se deve a uma série de vantagens que ele apresenta em relação a outros energéticos:
- Oferece uma vantagem econômica em relação a outros combustíveis com qualidade de queima;
- Possui uma combustão completa e “limpa”, isto é, sem emitir agentes poluentes na natureza;
- Aumenta a vida útil dos equipamentos que o utilizam;
- Diminui os custos com a manutenção desses equipamentos;
- Reduz o tempo de parada das máquinas para manutenção (o que garante continuidade da produção);
- Não está sujeito a quedas de energia que podem causar danos aos equipamentos, como acontece com a eletricidade;
- Não precisa ser estocado, diminuindo os custos com armazenamento;
- Permite o reaproveitamento das áreas que antes eram utilizadas para estocagem de combustível;
- Oferece menos riscos de combustão reduzindo os custos com seguros;
- Reduz o movimento de caminhões nas fábricas;
- O gás natural é pago após a sua utilização reduzindo custos de capital;
- Possui alto rendimento térmico.
Vigência a partir de 01/07/2024 (Repasse do Custo do Gás Resolução ARESC Nº 073 - Conta Gráfica e Aplicação da Margem Bruta - Revisão Tarifária)
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar