Para seu veículo
Seja qual for seu veículo, com GNV você chega mais longe por muito menos
A queima do GNV é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do Gás Natural não lança compostos que produzam chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Algumas vantagens do GNV sobre outros combustíveis automotivos:
- Tem a melhor relação de queima por energia fornecida;
- 20% em relação à Gasolina;
- 70% em relação ao Etanol.
GNV - Veículos pesados
A MTGÁS em conjunto com o Governo do Estado está incentivando esse mercado e buscando viabilizar pontos de abastecimento para a efetivação do “Corredor Azul” na logística do estado.
O GNV é um combustível econômico, seguro e ambientalmente responsável.
Gás natural veicular: rendimento e consciência ambiental
Cada vez mais utilizado em automóveis, como alternativa à gasolina e ao álcool, o GNV não pode ser adulterado, evitando gastos com manutenção e peças. A autonomia é superior a dos combustíveis líquidos, contribuindo para a economia. E, além disso, o carro movido a Gás Natural polui menos o meio ambiente.
Segurança
O GNV é atualmente o mais seguro, mais limpo e menos tóxico entre os combustíveis. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se rapidamente na atmosfera, reduzindo o risco de explosão ou incêndio. Além disso, sua composição não pode ser adulterada.
Meio ambiente
Por produzir uma queima mais leve e uniforme, o Gás Natural emite menos poluentes, diminuindo o impacto sobre o meio-ambiente. Comparativamente aos veículos movidos à gasolina, a emissão de monóxido de carbono é reduzida em até 90%.
Economia
Com o Gás Natural Veicular, a redução nos gastos com abastecimento pode chegar a 60% em relação a outros combustíveis. O GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, prolongando a vida útil do motor. O intervalo das trocas de óleo, do escapamento e do filtro de óleo também aumenta. E como o gás não pode ser adulterado, você evita gastos adicionais com manutenção e peças. Outra grande vantagem é que o kit GNV é removível: se você trocar de carro, poderá transferir o kit.
Segurança com o GNV
O Gás Natural veicular é um combustível seguro. Os cilindros de armazenagem contam com sistemas de válvulas e chaves que evitam o vazamento de gás e, caso este ocorra, cortam a alimentação, evitando o escape.
A cada cinco anos o cilindro precisa ser reavaliado. Este procedimento só pode ser realizado por empresa certificada pelo INMETRO.
O cliente deve também verificar se componentes e cilindros possuem a marca da certificação no produto ou na embalagem, composta pela logomarca do INMETRO e do organismo certificador. Para mais informações sobre padrões de segurança de cilindros e componentes, consulte o site www.inmetro.gov.br.
Procedimentos gerais de segurança:
- Não tente consertar os pequenos defeitos. Procure a oficina instaladora.
- Todos os serviços em kits e cilindros de Gás Natural deverão ser sempre feitos por oficinas homologadas pelo INMETRO.
- Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica.
- Não permita que curiosos mexam na regulagem do seu carro.
Procedimentos de segurança no abastecimento do veículo com GNV:
- Saia do carro ao abastecer.
- Abra o porta-malas antes de iniciar o abastecimento.
- Não fume ou fale ao celular ao abastecer.
- É expressamente proibida a utilização de cilindros clandestinos (botijão de gás de cozinha, ar comprimido, oxigênio, entre outros) em veículos abastecidos com GNV.
- O abastecimento não pode ser realizado por pessoas não autorizadas e não treinadas.
- O aterramento elétrico é condição indispensável para o início do abastecimento pelo frentista.
- A pressão de abastecimento não pode ultrapassar 220 bar. O kit e os cilindros são dimensionados para suportar 1,5 vezes a pressão nominal de operação. Acima disso, pode causar vazamentos no sistema, o que diminui a vida útil do equipamento e aumenta o risco de acidentes.
- Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar (principalmente em veículos cujo abastecimento é traseiro).
Fonte: Petrobrás Distribuidora S.A. e Gás Brasil.
Vigência a partir de 01/07/2024 (Repasse do Custo do Gás Resolução ARESC Nº 073 - Conta Gráfica e Aplicação da Margem Bruta - Revisão Tarifária)
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar
- Clique no ARQUIVO para baixar